Californian logos II – Black Flag

A primeira foi Circle Jerks, a segunda é Black Flag – embora cronologicamente devesse ser o contrário. O logo do Black Flag é mundialmente conhecido como “the bars”. É uma bandeira preta estilizada, tremulando ao vento, o símbolo do anarquismo e a antítese da rendição.

Black Flag logo is known as “the bars”, an stylized black flag which links to anarchy and to the anthitesis of surrender.

Quase toda a identidade visual do Black Flag foi feita por Raymond Ginn, irmão mais velho do guitarrista Greg Ginn, cujo nome artístico é Raymond Pettibon. Diz a lenda que Raymond, inclusive, foi quem escolheu o nome “Black Flag” – depois que a banda, então chamada Panic, descobriu que já tinha outro pessoal usando esse primeiro nome. Raymond fez os bars, como fez a capa de quase todos os discos e EPs do Black Flag.

Almost all Black Flag’s visual art was made by Raymond Pettibon, older brother of Greg Ginn. He also gave the band its name. He made album covers and gig flyers for the band.

Raymond mora até hoje no melhor lugar do mundo: Venice Beach, CA. Formou-se em engenharia e foi professor de matemática. Tocou baixo em alguns ensaios do Panic e do Black Flag. Esses tempos esteve responsável pela arte do OFF!, em seu estilo inconfundível. A caixa The First Four EPs do OFF! vem com os quatro primeiros EPs, evidentemente, e mais um livrinho com letras e fotos. Comprei logo que saiu, e vejam que bacana essa:

Raymond lives in Venice Beach. He also did the art for the band OFF!

As liner notes são do Raymond e, ao lado, tem essa foto dele pintando a capa da caixa numa parede atrás de uma mini-ramp. Na verdade, uma reprodução da capa. E essa capa é só da caixa, porque cada um dos EPs vem com uma capa diferente, todas do Raymond.

Black Flag, na minha opinião, é uma banda que você tem que ter tudo em vinil, nem que seja só pra poder manusear as capas. O que eles tiveram de fabuloso musicalmente, também tiveram visualmente. Inclusive nos flyers dos seus shows, cada um uma obra de arte singular, como esse acima. Graças a Raymond.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Californian logos II – Black Flag

  1. Cara, parabéns. Ambas as matérias estão ótimas!
    Como sugestão o próximo logo poderia ser do Dead Kennedys, Winston Smith fez excelentes trabalhos com o DK (e com o Biafra pós DK) e até uma capa do ‘Insomniac’ do Green Day.
    No própio site dele fala sobre a origem e também o vasto trabalho dele:
    http://winstonsmith.com/about/dk-logo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s