Os dois TSOLs

True Sounds of Liberty, ou TSOL, nasceu em Long Beach. Sua primeira formação, de 1979, tinha Jack Grisham no vocal, Ron Emory na guitarra, Mike Roche no baixo e Todd Barnes na bateria. Com essa formação, lançou, em 1981, o EP TSOL e o LP Dance With Me. No EP, um punk mais político. No LP, mais pra um gótico, com clara influência do Damned. No ano seguinte, sai o Mini-LP Weathered Statues, pela Alternative Tentacles, e, no mesmo ano, o LP Beneath the Shadows, com o tecladista Greg Kuehn e uma sonoridade bem diferente.

No ano seguinte, TSOL começa a virar dois. Metade da formação original, Jack e Todd, saem, para entrarem Joe Wood, cunhado do antigo vocalista e seu substituto, e Mitch Dean para a bateria. Essa nova formação lança Change Today? em 1984 e Revenge em 1986.

No ano seguinte, Ron Emory sai da banda, pouco antes de sair Hit and Run, disco mais próximo ao rock and roll e ao hard rock. O guitarrista gravou o disco mas saiu da banda, que ficou sem guitarra e apenas com o baixista Mike Roche da formação original. No seu lugar, tocou Scotty Phillips, e, depois, Marshall Rohner. Esse novo line-up deu à luz Strange Love, gravado em setembro de 1989 e lançado em maio de 1990. Antes, tinha saído TSOL Live, em 1988. Mas, agora, antes do lançamento do disco de estúdio, quem picou a mula foi o Roche, deixando a banda sem nenhum dos membros originais, e já fazendo um som bem diferente do som de 1979 – na minha opinião, um melhor que o outro.

A história é parcialmente contada na ótima coletânea Hell and Back Together 1984–1990, que saiu em 1992. Lembrando o período de Strange Love, o baterista Mitch, nas liner notes, diz:

Nesse período, pensamos se não devíamos mudar o nome da banda. A gente tinha comido, cagado, mijado e sangrado TSOL por sete anos, isso não nos dava o direito de usar o nome ?  Claro que dava, porra !  Além disso, tínhamos gravado o melhor disco da nossa vida e não íamos desistir. Precisávamos sair em turnê. Pegamos uma autorização do Mike e do Ron, trocada por dinheiro*, e ficamos um ano em turnê”.

Essa formação, liderada pelo Joe e pelo Mitch, tocou no Brasil, e em Curitiba, algumas vezes. É um segundo TSOL.

Paralelamente, os quatro originais do primeiro TSOL, que já estavam fora da banda, começaram a tocar juntos, com o mesmo nome. Ameaçados de processo, lançaram um disco ao vivo com o nome Grisham, Roche, Emory and Barnes, e fizeram outros shows sob o nome LOST. Em 1999, recuperam o direito ao nome. Logo depois, Todd Barnes, batera original, morre de aneurisma cerebral. Com Jay O’Brien na bateria, lançam Disappear em 2001 e Divided We Stand em 2003, recuperando o tecladista Greg Kuehn. Depois saiu o Live from Long Beach, ao vivo, em 2007. O disco novo deles é o Life, Liberty & the Pursuit of Free Downloads, de 2009, comemorativo dos 30 anos da(s) banda(s), e que podia ser baixado de graça no site da Hurley – hoje em dia o link não funciona mais.

Assim, existem paralelamente dois TSOLs. O TSOL da formação original, menos conhecido no Brasil, e o TSOL do Joe Wood, mas conhecido por aqui – inclusive pessoalmente: conheci o Joe Wood na Praia Brava de Floripa, muitos anos atrás, pegando uma onda com Mike Palm. Ofereci uma cerveja, mas ele estava no açaí. Entrou no mar com um cigarro no canto da boca, remando sua longboard. No primeiro peixinho, perdeu o cigarro e seguiu remando, sossegado…

Anúncios

2 pensamentos sobre “Os dois TSOLs

  1. Eu fui, em meados de 1998/1999 num show aqui em Curitiba, numa especie de “festival” de bandas californianas que teve. Antes do show, tinha um half montado na area p/ galera se divertir, e de repente, um senhor de meia idade, aparece com uma garrafa de wiski e querendo andar na pista. Levou alguns tombos mas a galera incentivou e aplaudiu. Eu nao o reconheci no momento, mas qdo começou o show, era justamente o vocalista do TSOL! Marcou na memoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s