II Curitiba Ramones Day – 7: Ramones

Outro disco que deveria ser o número 1, empatado com todos os outros, mas que eu fui esquecendo ao fazer a lista, e ficou em sétimo, é o primeiro, Ramones.

Tudo o que se disser sobre esse disco é pouco, e tudo também já foi dito. Ramones é um dos maiores clássicos do rock mundial, e, na minha opinião, o que de mais importante e legal já ocorreu em toda a cultura humana. Quer tocar baixo ?  Vire o botão “balance” para a esquerda, que a guitarra some. Quer tocar guitarra ?  Faça o contrário.

Blitzkrieg Bop é uma composição 80% do Tommy, e uns 20% do Dee Dee. A estrutura da música e os acordes são exatamente iguais, na base, a Come On Let’s Go, do Ritchie Valens. A diferença é que a música do Ritchie é três acordes, A-D-E, e Blitzkrieg Bop tem um si a mais no final do refrão.

Beat On The Brat, um tom abaixo, é a mesma música em termos de acordes. Composta pelo Joey, ele, algumas vezes, disse ser uma das melhores que compôs, ao lado de Danny Says.

Judy Is A Punk também é do Joey. Essas três primeiras foram tocadas em quase todos os shows da carreira deles.

I Wanna Be Your Boyfriend, que eu passei a vida toda achando que era do Joey, é do Tommy, um cara tão importante e fundamental para a banda e pouco lembrado.

Chainsaw é do Joey. Um dos personagens é o filme O Massacre da Serra Elétrica. Uma vez decidi que essa era a melhor música do mundo, e gravei a música, uma vez atrás da outra, do lado A e do lado B de uma fita cassete de 60, desafiado pelo Piupa. Deixava sempre no walkman.

Now I Wanna Sniff Some Glue, do Dee Dee, foi uma das primeiras músicas que toquei com a minha primeira banda, Durango 95, com o Trajano e os irmãos do Valle, Daniel e Marcelo, lá por 1989.

I Don’t Wanna Go Down To The Basement é parceria entre Dee Dee e Johnny. Dee Dee no fim da vida compôs outra música, I Don’t Wanna Die In The Basement.

O lado B abre com Loudmouth, música preferida do Piupa. Também de Dee Dee-Johnny.

Outra de Dee Dee-Johnny é Havana Affair, uma preferida do pessoal de Curitiba na virada da década de 1980 para 1990. The Funny Rockers tocava essa música, se bem me lembro. Dudu pode ajudar a lembrar.

Listen To My Heart, música dos quatro primeiros Ramones, tem uma história engraçada: uma vez escrevi a letra num pedaço de papel, e o Adriano, com quem eu tocava no Perverts, leu e achou genial, e disse que eu tinha feito uma letra excelente, pra gente fazer logo a música.

53rd & 3rd é puro Dee Dee.

Segue o cover Let’s Dance, cover do Jim Lee e do Chriz Montez.

I Don’t Wanna Walk Around with You é outra música puro Dee Dee.

microfonia…

1-2-3-4…

e a banda emenda Today Your Love, Tomorrow the World, com o verso “I’m a shock trooper”, no lugar de “I’m a nazy”, como era na versão original, e como foi tocada ao vivo dali pra frente.

Ramones é tudo.

E não esqueçam: II Curitiba Ramones Day, iniciativa do Dudu Munhoz, no dia 19 de maio… está chegando… Em 2009 foi uma das noites mais divertidas do ano, e vai ser novamente. Quem perder…

 

 

 

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “II Curitiba Ramones Day – 7: Ramones

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s